domingo, 19 de agosto de 2012

Cantinas de Escolas não são referência

       Dizem que o de mais importante aprendemos na escola. Mas em um aspecto essa afirmação está errada. É no aspecto da alimentação. 
        Sem precisarmos estender nossa argumentação, em qualquer escola que tenha a chamada cantina há de tudo, menos alimentos saudáveis, com raras exceções. E pior: lá os filhos pequenos estão sem a supervisão dos país, estão livres no paraíso das guloseimas tentadoras.. e na verdade, para o concessionário da cantina, quanto mais as crianças comerem bobagem melhor, mas lucrativo será.
        Há uma infinidade de salgadinhos daqueles mais esfarelentos e cheios de corantes, doces cheios de açúcar, chocolates de segunda categoria que provavelmente tem tudo, menos cacau, balas diversas, daquelas bem "safadas"  que provocam cáries.
             A pergunta que não quer calar é: como podem diretores e coordenadores pedagógicos da escola permitirem isso ? Ou será que eles acham que a Cantina também não é um espaço de educação ? Não deveria ser ali um local indicado e propício para as crianças começarem a aprender a comer um lanche saudável ?
            99% das escolas estão nestas condições e se permitem isso estão perdendo grande oportunidade de serem realmente educadoras. As vezes ficam preocupadas com estudo do meio, estrutura de prédio e falta o principal: foco na educação e na pedagogia que o país e os jovens precisam para ter uma vida com mais qualidade e mais sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário