terça-feira, 19 de março de 2013


Conheça as vantagens nutricionais das sementes

A linhaça combate o colesterol e alivia sintomas de menopausa. A de girassol combate o envelhecimento.



Incluir sementes no cardápio traz vários benefícios. Tem aquelas ricas em vitamina "E", pra quem quer barrar o envelhecimento, outras que ajudam a combater o colesterol, que melhoram o funcionamento do organismo.
O que tem em comum a melancia, o melão, o mamão? As sementes. Será que tem gente que aproveita essa parte da fruta?
“Come-se de manhã o mamão com a semente. É muito bom para quem tem intestino preso”, diz Ilza Silva Soler, comerciante.
“O mamão, o caroço do mamão é bom para o intestino. A senhora ficou sabendo disso como? Minha mãe, minha avó, minha bisavó”, conta Matilde Costa Arruda, dona de casa.
“A semente do mamão, em termos nutricionais, é inferior às outras. Porém, pelo seu alto teor de fibras não é só uma lenda, realmente funciona”, garante Naíra Domingos Becker, nutricionista.
Quais são as outras sementes que fazem bem à saúde? Elas estão nos supermercados, em feiras, em lojas especializadas e ganham cada vez mais espaço na mesa do consumidor. A linhaça é uma das preferidas.
“Virou rotina pra mim. A semente de linhaça pra mim é essencial todos os dias”, revela Adriana Duarte, advogada.
“Quando eu tomo suco de laranja, eu coloco duas colheres, que ela alimenta bem”, diz Nathally Cândido, bailarina.
“Eu acho que regula tudo muito bem. Você fica bem, a sua pele melhora, seu intestino melhora”, acredita Catherine Silva, estudante.
Cinquenta por cento da semente de linhaça são fibras. Ela ainda diminui o colesterol e os sintomas da menopausa. A indicação é consumir na forma triturada, preferencialmente pouco antes do consumo.
As sementes em geral são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Elas não mudam muito o paladar, podem ser usadas de várias formas e enriquecem a alimentação. A de girassol, por exemplo, é a queridinha das mulheres. Rica em vitamina "E", um dos seus principais benefícios é o combate ao envelhecimento da pele.
Uma dica é deixar hidratar num copo com água durante vinte minutos. Depois é só bater com um suco no liquidificador. Duas colheres bastam. Já a de abóbora contém zinco, que ajuda no funcionamento do metabolismo. Normalmente é consumida salgada, como tira gosto. “Já comi, mas ela, assim, pegada da abóbora, mas assim não. É gostoso, bem melhor a gente comer assim”, diz Juventina Fernandes, autônoma.
Para os hipertensos, a dica é substituir o sal por ervas, como orégano.
O gergelim também é uma semente: contém ômega seis, que auxilia no combate a pressão alta, e pode ser misturado à comida.
Conçoela e Jonas Sguarezi descobriram os benefícios das sementes depois que decidiram mudar os hábitos alimentares. No início não foi fácil, mas hoje elas tem lugar cativo na mesa da família.
“Elas são frequentadoras assíduas aqui de manhã à noite. Elas têm a função de complementar nossa alimentação com os minerais que ele necessita”, diz Jonas, engenheiro agrônomo.
“A gente consegue habituar o paladar às mudanças. O que eu observo é que eu consigo estar mais saciada”, percebe Conçoela Sguarezi, bancária.
“O alto consumo de fibras sempre deve ser acompanhado de muita ingestão hídrica”, garante a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário