segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prato Sustentável do Chef 
Shane Osborn da Austrália
com ingredientes cultivados em seu telhado



O chef australiano Shane Osborn, com duas estrelas pelo Guia Michelin, é proprietário do Pied-à-Terre, restaurante em Londres onde montou uma horta para cultivar grande parte dos alimentos que usa na cozinha. Também é embaixador do Clean Seas, empresa australiana que defende a pesca sustentável.


Como surgiu a ideia de plantar no telhado do Pied-à-Terre?Eu cultivo vegetais no meu jardim de casa e pensei que poderia ser ótimo se pudéssemos fazer algo parecido no restaurante, como forma de educar a equipe e garantir a qualidade do que servimos. Também instalamos ali uma colmeia e produzimos de 30 a 40 quilos de mel por ano. Fazemos questão de contar aos clientes de onde vem a comida que é servida, como ela é produzida e por que ela tem um sabor tão bom. Se estamos envolvidos diretamente em sua produção, fica mais fácil termos esse tipo de controle. 

Você acha que é uma tendência cada vez maior produzirmos o nosso próprio alimento?

As pessoas estão mais conscientes, querem saber sobre o que comem. Quando você faz uma conexão entre a comida que ingere e como isso afeta o meio ambiente e o planeta, você faz escolhas alimentares mais fundamentadas. Nossa relação com os alimentos está ficando mais próxima; tão próxima que mais e mais pessoas estão escolhendo plantar seus próprios vegetais e ervas no jardim, porque é local, mais econômico e livre de tantos aditivos químicos.

Esse é o futuro da gastronomia na sua visão?

Vejo que realmente houve uma ruptura nos últimos anos com relação à comida processada em favor de uma culinária mais sustentável e local - e, claro, mais saudável. A pecuária responsável, a pesca sustentável e a procedência na produção de alimentos têm cada vez mais representação na indústria alimentícia. Até os supermercados da Inglaterra estão colocando etiquetas para informar quais são os alimentos produzidos no país e quais são estrangeiros. Como cultura, estamos entendendo que a forma como criamos os animais dos quais nos alimentamos e como cultivamos os produtos têm um efeito notável sobre o sabor e, principalmente, sobre as propriedades nutricionais deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário