sábado, 16 de fevereiro de 2013

A campanha "SEGUNDA SEM CARNE".
Uma visão sensata sobre a iniciativa.


     A campanha SEGUNDA SEM CARNE começou em 2009 e teve como seu principal garoto propaganda o ex-beatle Paul McCartney, hà muitos e muitos anos um vegetariano assumido.

     Esta campanha na Inglaterra surgiu no contexto de uma revisão de hábitos alimentares. No caso em nenhum momento a idéia é um discurso apaixonado para que as pessoas deixem de ser carníovoras . Muito mais que isso é restituir às pessoas uma reflexão sobre o que comer mais e o que comer menos e exercer com mais consciência o seu arbítrio.

     No país da Rainha Elizabeth os índices de doenças originadas do desequilíbrio alimentar - assim como de boa parte do mundo ocidental - são assustadores. As pessoas estão entupidas de açúcar, condimentos, carne e produtos processados. Os gastos do Estado e das famílias com saúde são vultuosos e próximos de serem insustentáveis.

     Assim o debate é sobre revisar hábitos surgidos pela bonança do consumo. 

     A carne vermelha provoca dois impactos : comer diariamente leva um inevitável aumento de colesterol, potencial de deficiências cardiovasculares e menor longevidade. Com perca imediata de qualidade na digestão. Além disso, os enormes rebanhos espalhados pelos países ocupam áreas que degradam em parte as matas nativas, emitem gàs butano rompendo com a camada de ozônio.

     Portanto, a SEGUNDA SEM CARNE visa lembrar que:  comer um pouco de tudo é bom, comer demais de uma coisa só - como carne - pode ser extremamente nocivo. Por isso, ao menos um dia sem carne, às segundas, significa recuperar o poder de decisão sobre a saúde de sua agenda alimentar e do mundo.

Aqui você tem o site da Campanha no Brasil:

http://www.segundasemcarne.com.br/

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